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Foto do escritorXiko Acis

Como deveria ser o ensino da Ética e Moral para crianças e jovens.

Atualizado: 8 de abr.


A relevância dos estudos éticos e morais na constituição do ser humano é indiscutível. A integração desses campos de estudo no programa educativo, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, é crucial para formar indivíduos éticos, responsáveis e empáticos.


Considerando a insuficiência do currículo educacional brasileiro em tratar esses assuntos de forma extensiva, sugiro uma reorganização do currículo que posicione a ética e a moral como matérias essenciais em todos os níveis da educação básica. De preferência ministradas por filósofos especialistas em ética e moral.



Educação Infantil (3 a 5 anos)

  • Carga Horária: 1 hora por semana x 40 semanas letivas = 40 horas anuais

  • Total para 3 anos: 120 horas

Sugestões de Atividades:

  • Narrativas que abordem questões éticas e morais, com ênfase na empatia, no respeito e na solidariedade.

  • Dinâmicas e brincadeiras que incentivem a cooperação e o respeito às normas.

  • Atividades coletivas que fomentem o compartilhamento e o entendimento das emoções alheias.


Ensino Fundamental I (6 a 10 anos)

  • Carga Horária: 2 horas por semana x 40 semanas letivas = 80 horas anuais

  • Total para 5 anos: 400 horas


Sugestões de Atividades:

  • Debates sobre dilemas morais básicos, promovendo a reflexão e a discussão.

  • Projetos em grupo voltados para a cidadania e a responsabilidade social, como iniciativas de solidariedade.

  • Simulações e jogos de papéis para examinar conceitos de justiça, honestidade e respeito recíproco.


Ensino Fundamental II (11 a 14 anos)

  • Carga Horária: 2 horas por semana x 40 semanas letivas = 80 horas anuais

  • Total para 4 anos: 320 horas


Sugestões de Atividades:

  • Exame de eventos históricos e contemporâneos através de uma perspectiva ética e moral, estimulando o pensamento crítico e reflexivo.

  • Discussões organizadas sobre temas éticos atuais, como a privacidade digital e os direitos humanos.

  • Projetos que cruzem a ética e a moral com outras disciplinas, destacando a relevância desses conceitos no cotidiano.


Ensino Médio (15 a 17 anos)

  • Carga Horária: 3 horas por semana x 40 semanas letivas = 120 horas anuais

  • Total para 3 anos: 360 horas


Sugestões de Atividades:

  • Estudo intensivo de filosofia e sociologia, focando em teorias éticas e morais.

  • Pesquisas e exposições sobre dilemas éticos complexos, como a bioética, a ética ambiental e a ética empresarial.

  • Estímulo à participação em ações sociais e comunitárias, fomentando a ética da responsabilidade e o bem comum.


Combinando todos os níveis educacionais, alcança-se um total de 1200 horas dedicadas ao ensino de ética e moral ao longo da jornada educativa de crianças e adolescentes, da educação infantil ao término do ensino médio. Essa distribuição horária é feita de forma progressiva, com o aumento da carga horária conforme o avanço do estudante pelos níveis educacionais, permitindo um desenvolvimento gradual e compatível com a maturidade e capacidade de entendimento dos alunos.


A proposta de integração curricular busca não apenas a instrução teórica sobre ética e moral, mas também a sua aplicação prática na vida diária dos estudantes. Por meio de atividades variadas e adaptadas para cada faixa etária, pretende-se cultivar não somente o conhecimento, mas também as competências sociais e emocionais necessárias para uma convivência ética e harmoniosa na sociedade. A adoção de um currículo que valorize a ética e a moral desde os primeiros anos de formação é um passo essencial para o desenvolvimento de pessoas íntegras, críticas e ativas no mundo.


A escola dos seus filhos oferece isso? Tenho certeza que não. Infelizmente.


Xiko Acis | Provocador

+55 11 96466-2184

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